leituras

Frescuras ou Técnicas?

Frescuras ou Técnicas?

No cardápio um erro de ortografia: espresso. Opa, café expresso com ésse? Pois bem, pedi o tal espresso e me trouxeram também, um pequeno copo com água e um pedaço de chocolate. Pedi açúcar, mas a moça disse que cometeria um crime se assim o fizesse, então peguei o chocolate para adoçá-lo, fui novamente repreendido a não fazê-lo, mas sim degustá-lo naturalmente. Pensei, será que agora tomarei meu café em paz? Foi quando perguntou: não vai deixar a água pra depois, vai?! Tomei a água, o café, comi o chocolate e, pedi um pacote de café para levar. P’ra quê?!? A moça preparou o pacote e soltou mais um de seus comentários: guarde esse café na geladeira! Paguei a conta e fui embora.

Certamente muitos leitores já passaram por situações semelhantes ou já tiveram dúvidas em relação a essas curiosidades, e muitos me perguntam se tudo isso é parte da “ciência” do café ou se não passa de frescura. Vejamos:
Espresso com “S”? O café espresso não recebe esse nome por ser tirado rapidamente. Tomar um expresso com “x”, aqui em Curitiba significa tomar o ônibus vermelhão! O termo “espresso” tem origem no vocabulário italiano e é devido à sua extração que se dá por pressão, e daí “espresso” – pressionado.

Água com gás: Já presenciei pessoas mexendo o café e colocando a colher no copo com água. Engraçado para mim, mas óbvio para quem não sabe. A água, preferencialmente com gás, limpa, prepara e aguça as papilas gustativas para a degustação. Eu sempre brinco que, quando o café for bom, toma-se antes a água para melhor degustá-lo, mas se for ruim, guarde a água pra depois...

Pedaço de chocolate: O chocolate oferecido por alguns estabelecimentos não serve para adoçar o café, mas além de cortesia, finaliza e complementa a degustação. Muitas vezes realçando atributos deixados pelo gostinho que persiste na boca.

Com ou sem açúcar? Realmente um bom café gourmet não deve ser degustado com açúcar. O café possui uma doçura natural que, dependendo de suas características, pode ser mais perceptiva. Mas apesar da regra, não devemos obrigar que um cliente perca seus parâmetros de degustação. Se quiser por açúcar, deixe que ponha! Afinal, quem nunca põe uma pedrinha de gelo no whisky?

Café na geladeira: há quem coloque café na geladeira para tirar odores. Até funciona. Mas o motivo de guardar o café na geladeira, após aberto, é porque na geladeira a existência de oxigênio é reduzida e isso mantém o café longe de seus maiores inimigos: luz e oxigênio, que oxidam a bebida e a deixa desprovida de seus atributos.

Mas, apesar de tantas técnicas, o importante é lembrar que, cada um tem seus costumes e gostos e, o principal é que o café seja o melhor.

Por Carlos Eduardo da Costa

Em 23 de setembro de 2010


 

« Voltar

Instagram