leituras

Frio, o melhor amigo do Café

Frio, o melhor amigo do Café

O inverno ainda nem chegou e aquele friozinho que incita ao aconchego já permeia nossa cidade!

Há muitos que preferem um bom sol, praia e cerveja gelada, mas eu sinceramente, conto os dias para chegar o frio, afinal nada como o calor que a “gastronomia de inverno” pode proporcionar: um bom cognac, uma boa pasta, um bom vinho tinto, um bom chocolate e claro, um bom café espresso!

O frio, retrato da elegância e glamour é hoje também retrato da alta gastronomia, já que as ruas de Curitiba estão repletas de excelentes cafeterias e bistrôs, e não se pode negar que o clima interfere nas preferências gastronômicas e em seu volume de consumo.

Quando voltamos nossas atenções para a Europa, vimos que em regiões de frio permanente, o consumo de café é surpreendente, Não à toa que, justamente na Península Escandinava se concentra o maior consumo per capita de café do mundo, lá onde no inverno os termômetros chegam a marcar -35º.C.

Mas se formos um pouco mais perto, logo ao lado, e visitarmos a nossa vizinha Argentina, veremos os seus belos e tantos cafés, de quadra a quadra, intercalados por lojas de alfajores, nos quais quase não se encontram mesas vazias. Com o frio então, pode se preparar para enfrentar fila para tomar uma xícara de espresso no centenário Tortoni.

Se lembrarmos do nosso último inverno, e considerarmos este “outono de um dígito”, já podemos imaginar como serão os próximos meses.

Para estas ocasiões, o café em suas diversas variações é uma garantida fonte de calor e aconchego. Entre os que mais aquecem, poderia destacar o espresso doppio, o cappuccino ou vienense - com chocolate, e o café correto – espresso com algum destilado, principalmente grappa ou cognac,, além do famoso Irish coffe.

Então não lute contra o frio, ao contrário, alie-se à ele...cachecol no pescoço e café no bule!

Por Carlos Eduardo da Costa

« Voltar

Instagram