leituras

Vícios e benefícios

Vícios e benefícios

Após o acordar, um café! Após almoçar, um café! Após fumar, outro café!

Particularmente não me considero um ser pensante pela manhã, sem banhar meu sangue em café. Após o almoço, não beber um espresso é como se algo estivesse faltando, impossível imaginar sair de um restaurante e não pedir um espresso ali mesmo ou na cafeteria mais próxima.  E quanto aos fumantes...ah, do que seria a vida dos fumantes sem aquele café pra dar um sabor à sua boca.

Entre tantos vícios, podemos dizer que finalmente um traz benefícios!

O café, por muitos visto como vilão por seu principal componente, a cafeína, deve ser desmitificado por várias razões:

1. O café desperta o cérebro: suas propriedades aceleram a criatividade e a atividade cerebral, promovendo bom ânimo e disposição, além de afastar a fadiga física e mental. Muito recomendado aos praticantes de exercícios físicos.

2. O Café desperta o coração: além de seu perfume ser considerado o melhor e mais complexo dentre todas as fragrâncias já extraídas na natureza, este aroma desperta a libido, em outras palavras, seu aroma é afrodisíaco, além de que seu consumo promove a excitação e estimulação das atividades do coração.

3. Contra o câncer, a diabetes e o envelhecimento precoce: outra substância existente no café, além da cafeína, é o ácido clorogênico. Sua principal função é agir contra as células cancerígenas, contra a diabetes, e também como antioxidante, retardando o processo de envelhecimento precoce. Nada mal, hein!

4. Boa digestão e emagrecimento: um bom café após as refeições acelera a criação de sucos gástricos, o que se traduz em uma digestão acelerada e adequada. E uma digestão adequada é fundamental para quem quer estar em boa forma – daí a idéia distorcida de que o café dá gastrite. Triste engano!!! Ficar de estômago vazio é que dá gastrite!!! Café, em barriga cheia, cai como um bálsamo!

Mas se após tantos benefícios, você ainda fica receoso quanto ao excesso de cafeína em uma xícara de café, então anota mais essa:

Existem duas espécies de café, o Arábica – utilizado nos cafés gourmets; e o Robusta – utilizado somente nos cafés tradicionais, geralmente misturado a um pequeno percentual de Arábica. O primeiro, porém, Arábica, tem aproximadamente 50% a menos de cafeína que o Robusta. Ou seja, apesar do café espresso parecer ser mais forte que o que se toma na garrafa térmica, isso é somente impressão. Seu teor de cafeína é bem menor e a sensação de ser mais forte é devido à extração na máquina de espresso, a qual destaca todos os seus atributos.

E o quanto se pode tomar de café por dia? 4 ou 5 espressos por dia é um número interessante, mais que isso pode ser exagero.

Faça de seu vício um benefício, beba café espresso: pense mais, ame mais e viva mais!

Por Carlos Eduardo da Costa

« Voltar

Instagram