o mestre da torra
No mundo do vinho existem dois personagens cujas diferenças são facilmente confundidas: um deles é o Sommelier, que entende da harmonização com a gastronomia, conhece cada uva e suas diferenças, e é a pessoa certa para ensinar e orientar qual o melhor vinho para cada ocasião. O outro é o Enólogo que, junto às vinícolas, identifica as uvas, suas características e é capaz de transformá-las em bebida.
No mundo da música, há o Regente, que com seu vasto conhecimento musical, interpreta o sentimento de uma composição e incita à sua orquestra para que a execução seja precisa e majestosa. Existe também o Compositor, que de seu conhecimento musical transforma harmonias e melodias em movimentos e obras.
No mundo do café não é diferente. Existe a figura do Barista, que além de entender dos processos do café, sabe a melhor maneira de extraí-lo, tanto nas máquinas de espresso quanto em outros processos. E semelhante ao Enólogo e ao Compositor, existe o Mestre de Torra, que conhece o grão de café desde seu plantio à colheita, e através de provas e degustações, identifica as características de cada grão, para então desenvolver os blends e finalizar com a torra.
O Mestre de Torras do Kaffe-Kantate, Carlos Eduardo da COSTA, compõe os blends como se fossem obras musicais, onde o sentimento deve ser provado e provocado em cada xícara. Com torras leves, moderadas ou intensas, COSTA extrai de cada safra e cada variedade seu melhor potencial organoléptico, dos mais ácidos e frutados, doces e achocolatados, aos mais encorpados e estruturados.
As receitas das melhores torras e blends de café certamente, são feitas à companhia de grandes vinhos e grandes obras musicais.